Notícias

Veículos com mais de 25 anos e irregulares a mais de 5 terão baixa automática - 31/03/2017 16:49


Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, a Resolução 661 do Conselho Nacional de Trânsito, que cria o conceito de frota desativada e nela inclui os veículos com mais de 25 anos de fabricação e que estejam há pelo menos 10 anos sem licenciamento, dentre os quais se enquadram muitos veículos antigos. De acordo com o texto da Resolução, o proprietário terá cinco anos para regularizar a situação do veículo antes que ele perca seu registro de maneira definitiva.

Os avisos para os veículos que serão incluídos nesta frota desativada serão enviados pelo correio aos proprietários, portanto é importante verificar junto ao Detran o endereço cadastrado e fazer a atualização cadastral quando necessário.

É importante verificar a situação do registro, pois veículos com indicativo de 'frota desativada' que forem flagrados circulando estão sujeitos às penalidades de multa e apreensão.

Placa amarela
 Veículos que possuam placas amarelas estarão em sua totalidade dentro da "frota desativada", pois todos foram fabricados há mais de 25 anos e possuem muito mais de 10 anos sem licenciamento, uma vez que desde 1999, nenhum estado brasileiro utiliza esse tipo de emplacamento. O procedimento de regularização é o mesmo de hoje: pagamento de taxas e apresentação do veículo para receber as placas cinzas junto ao Detran.

      
Voltar